Saiba tudo sobre o sistema de camadas!


Quem nunca ouviu falar ou se deparou com anúncios e informações sobre o sistema de camadas de vestuário?


Pois bem, aqui de forma sucinta explicaremos a importância do uso correto desta, seja no ambiente outdoor como até mesmo indoor.
Como nosso país comtempla uma grande amplitude de temperaturas, nós nos deparamos com temperaturas no verão de até 40°C e no inverno de até -7°C. Daí se faz necessário esse conhecimento para assim, adquirirmos de forma correta nossos vestuários, valorizando também nosso dinheiro (custo x benefício).

Para iniciarmos devemos compreender que cada vestuário possui uma função específica, seja para garantir a impermeabilidade d'água e do vento, assim como favorecer a transpiração ou ainda contribuir para o aquecimento. Em nossas montanhas e setores de escalada, assim como em outros ambientes devemos nos atentar as seguintes linhas:

- CAMISETAS COM FATOR UV: Elas são uma camada simples para ambientes mais quentes com a função principal de gerenciar a transpiração e também proteger o usuário dos raios nocivos do sol UVA e UVB;

- CORTA VENTO: Ideal para uso no clima levemente ameno, contribui para proteção contra o vento sem esquentar demasiadamente o usuário. Permitindo ainda a prática esportiva com liberdade e leveza nos movimentos;

- IMPERMÁVEL: As jaquetas impermeáveis, garantem a impermeabilidade total quando o tempo virar. São imprescindíveis no clima de montanha e garantem a proteção também contra o vento. Quando nos ambientes mais amenos, é ela que garante também que as outras combinações de camadas permaneçam secas;

- SEGUNDA PELE (BASE LAYERS): Estas possuem como função gerenciar o conforto térmico do usuário. Gerenciando o calor gerado pelo nosso próprio corpo, elas otimizam nosso aquecimento evitando a dispersão deste e até mesmo otimizando e maximizando o calor. São diversas gramaturas para a peça em questão, tanto da blusa como da calça cujas quais se adequam a necessidade e ambiente à que se pretende utilizá-las. São também imprescindíveis para o clima da montanha e frio do sul do Brasil;

- FLEECES: Estes são responsáveis pelo aquecimento do usuário, maximizando o conforto quando em ambientes mais amenos. Esta função de estende à moleton, pullôvers e blusas diversas;

- JAQUETAS DE ENCHIMENTO EM PLUMA E/OU SINTÉTICO: Responsáveis por potencializar ainda mais o aquecimento elas são imprescindíveis para climas com neves e até mesmo de geadas fortes. É ainda uma ótima opção para uso em regiões com grande amplitude térmica, pois a jaquetas permitem um controle da temperatura com a abertura do zíper frontal.


CONSTRUÇÃO DAS CAMADAS EM AMBIENTES FRIOS:


 

A primeira camada recomenda-se sempre ser com a blusa e calça térmicas (as segunda peles). Cujas quais vão manter a temperatura corpórea na média de 36°C. Lembrando que este dado é considerando um adulto em plenas condições de saúde física, hidratado e alimentado. Bem como, as peças serão responsáveis por controlar a umidade gerada, efetuando a transpiração e mantendo o corpo seco.

 



 

A segunda camada comtempla um vestuário de aquecimento em uma ou mais peças. Podendo ser um fleece uma jaqueta de pluma ou de enchimento sintético. Cuja qual terá a função de elevar a temperatura corporal.

 

 



 

A terceira camada por sua vez será responsável por manter a temperatura criada em relação à externa. Protengendo-o da chuva e neve, assim como da garo, neblina e vento. Ela será responsável por manter o microclima criado nas camadas anteriores estável.

 


 

 

CONSTRUÇÃO DAS CAMADAS EM AMBIENTES QUENTES:

Basicamente as camisetas com proteção UVA e UVB são suficientes para um ambiente de clima quente e intenso. Mas vale a dica de considerar as camisetas de manga longa, principalmente quando for praticar um trekking/ hiking. Pois elas preservam nossa pele de arranhões e da abrasão com árvores e rochas. 

Ainda mesmo no verão, considerando o amanhecer e o entardecer, uma corta vento sempre é bem vinda de se ter na mochila. Até mesmo, porque seu volume e peso são os menores possíveis.

Por fim, uma jaqueta impermeável é considerada obrigatória em se ter caso o tempo mude para chuva ou você seja surpreendido (a) por uma chuva de verão por exemplo. Inclusive, alguns parques só permitem a entrada em suas trilhas para aventureiros que contenham em seus equipamentes tal jaqueta, dentre outros equipamentos.



 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

Extreme Outdoor Produtos de Aventura Ltda - CNPJ: 29.870.041/0001-10 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade